quarta-feira, 8 de abril de 2009

Arte completa



A maioria das artes, sejam elas MARCIAIS ou de COMBATE, usam estilos diferentes uns dos outros, uns favorecem as linhas rectas, outras as linhas curvas e outras as linhas circulares. Verdade seja dita, muitos lutadores utilizam movimentos demasiados "floridos" que originam muitos golpes "cegos", precisamente o oposto do que eu acho ser o melhor (Lián Qiáng Dà), pois em vez de usar atalhos, que são caminhos sinuosos, uso um caminho em linha recta, até ao objectivo. Usando as palavras do mestre Bruce Lee: " A simplicidade é a distância mais curta entre dois murros", e a arte de LQD, é mesmo isso SIMPLIFICAR. Mas para conseguir esta eficiência, só depende de um treino dedicado, pois ninguém se torna num perito em pouco tempo. Não quero dizer, nem pouco mais ou menos, que as outras artes são piores, porque se formos a analisar todas elas tem pontos muito fortes, na minha humilde opinião acredito que todas as formas de luta, possuem movimentos que podem de um momento para o outro decidir um combate, por exemplo, TKW movimento de pontapés incrivelmente rápidos e certeiros, Muay Thai, eficácia no embate de cada ataque, seja ele com pernas ou braços, Jiu Jitsu, eficácia na luta de chão (chaves), capoeira, eficácia na luta em salto, entre outras. E porque não interligar estes mesmos movimentos, criando um movimento mais eficaz. Como eu costumo dizer: "O pontapé perde para os socos, os socos perdem para joelho, o joelho perde para o cotovelo e o cotovelo perde para o pontapé.Este ciclo sem fim resume-se a um simples facto, deveremos pôr em prática toda a mestria de todas as nossas armas, nunca nos concentrarmos numa só.

12 comentários:

Anónimo disse...

já procurei na net, algo que falasse sobre esta arte, mas não encontro nada, para verificar esta eficacia que diz...mas não encontro nada...será que pode-me ajudar?

Guerreiro disse...

gostaria de tirar a limpo esta eficácia

Freddy- Forte da Casa disse...

eu já treinei Karate, e agora treino judo, será que estou em um nível superior de luta, ou ainda tenho que aprender mais alguma coisa para ser mais eficáz?

Freddy - Forte da Casa disse...

onde poderei aprender LQD- existe ulgum Dojo perto do Forte da Casa - Vila Franca de Xira?

Guerreiro disse...

posso saber onde dá aulas? gostava de poder exprimentar uma aula, (tira teimas) sem qualquer tipo de arrogancia :-)

Jean disse...

posso comprovar na primeira pessoa que LQD é realmente MUITO EFICÁZ, pk já tentei ultrapassar o MESTRE, e garanto é mesmo muito dificil.

Jean disse...

apesar de já ter treino de SAVATE e Sambo, não tive qualquer hipotese quando fiz sparrings com o mestre (MANE)

Nuno - Povoa disse...

já treino BJJ a 10 anos, e por incrivel que pareça ví-me grego para acompanhar o ritmo que ele impós (sparing)consegue adaptar-se com uma facilidade incrível.
Só espero que não desistas do que estás a criar ( LQD )- porque estás no bom caminho.

Guerreiro disse...

Quero mesmo exprimetar, será que és assim tão bom? de onde és? tens mail, para que possa contactar?

Mané disse...

Caríssimo Freddy, na minha opinião deveremos procurar sermos melhores, quer seja só em uma arte ou mais que uma, claro está, como tanto digo, de dominarmos mais que um estilo estaremos muito mais bem preparados para qualquer embate.

Carísimo Jean, espero que esteja tudo bem contigo, agradeço as palavras e lembra-te modestia de mais também é vaidade, pois tu sabes que és muito bom em combate, pois dominas bem a luta em pé, graças ao savate e a luta no chão, graças ao sambo. Temos que combinar mais uns sparrings.

Caríssimo Mestre Nuno, é também graças a si, que melhorei a mestria da luta no chão, e espero evoluir cada vez mais e acredito que assim será.

Caríssmo Guerreiro, pelos comentários que colocou, deu para ver que realmente tem muita curiosidade em testar o LQD, certo? espero que um dia próximo, o mesmo aconteça. aqui está o meu mail. helderfcardoso@gmail.com

Quero agradecer a todos vós que passaram no meu blog, rectifico, no meu não, no de todos nós, pois o mesmo foi criado para que possam usar para vosso proveito e sempre que quiserem apareçam. Um abraço Mané

Ricardo - Malveira disse...

aceita fazer testes para comprovar esta eficácia? eu practico Boxe a 10 anos e desafio para aguentar 1 round de 3 minutos comigo, aceita?

Anselmo -SCP disse...

Setrof?!??!?!?? quem diria que ía te encontrar...Malta este é sem duvida o melhor lutador que já defrontei...defrontei quatro vezes e nunca passei do segundo round...era uma maquina infalível...o que é feito por que abadonaste? agora dás defesa pessoal? onde? aceitas um sprring em honra dos velhos tempos?
uma saudação em pé